O Xadrez como exercício e descoberta de habilidades

O xadrez é um jogo de mesa de natureza recreativa e competitiva para dois jogadores. É praticado sobre um tabuleiro quadrado e dividido em 64 casas, alternadamente brancas e pretas. De um lado ficam as 16 peças brancas e de outro um mesmo número de peças pretas. Cada jogador tem direito a um lance por vez. O objetivo da partida é dar o xeque-mate no adversário.

É um jogo que requer raciocínio lógico e estratégia, não envolve o elemento sorte, com exceção do sorteio das cores no início do jogo.

O surgimento do xadrez se deu no século VI, na Índia, com o nome de shaturanga, que significa “os quatro elementos de um exército”, em sânscrito. Posteriormente, o jogo foi para a China e para a Pérsia. É da palavra persa shah, que significa rei, que provêm o nome xadrez

A forma atual do jogo surgiu no Sudoeste da Europa, na segunda metade do século XV, depois de ter evoluído de suas antigas origens persas e indianas.

O xadrez é um dos jogos mais populares do mundo, sendo praticado por milhões de pessoas em torneios, clubes, escolas. As competições oficiais tiveram início no século XIX, sendo Wilhelm Steinitz, considerado o primeiro campeão mundial. Existe ainda a Olimpíada de Xadrez, o campeonato internacional por equipes realizado a cada dois anos. Desde o início do século XX, a Federação Internacional de Xadrez e a Federação Internacional de Xadrez Postal, organizam eventos que reúnem os melhores enxadristas do mundo. O atual campeão do mundo (2007) é o indiano Vishy Anand.

O enxadrismo foi reconhecido como esporte pelo Comitê Olímpico Internacional em 2001.

Na escola Manuel Tiago Lindoso estamos fazendo um laboratório para descobrirmos os efeitos do xadrez em nossos alunos. Uma vez que os benefícios são inúmeros. As turmas do 4º e 5 anos foram eleitos devido uma questão levantada pela comunidade na organização pedagógico do ano letivo 2021. Os alunos estão com uma agenda de recomposição escolar que duas vezes por semana permanecem na escola em tempo integral para realização de mediação didático pedagógico. Em meio aos tempos realizamos a oficina de xadrez com alunos.

No início alguns alunos ficaram desconfortáveis com a ideia,  com o passar das oficinas o desconforto vai amenizando no decorrer dos avanços e descobertas.

A escola não tem um plano pedagógico específico para conduzir as dinâmicas com as crianças. Nesse caso o Diretor escolar que conduz as oficinas, as descobertas sobre o processo do conhecimento sobre a as regras dos jogos são ensinadas as crianças em tempos graduais. O xadrez possui muitas informações, então o processo de ensino sobre o jogo pode demorar. Entre cada regra aprendida realiza-se uma competição com as regras ou movimentos aprendidos. Assim facilita o aprendizado sobre a regra ou movimento de peças. Esse passo é realizado para todos as regras ou movimentos novos.

Demos os primeiros passos para essa vivencia com xadrez, assim que as crianças iniciarem o processo do aprendizagem de estratégias e táticas, faremos nosso primeiro torneiro de xadrez da escola Manuel Tiago Lindoso.

Inscrever-se
Notificar de