Atividades Remotas - Entrega

A escola Manuel Tiago Lindoso continua a entrega das atividades impressas.

A escola do campo resiste as dificuldades que tem peso dois em matéria de desafios na realização dos fazeres educacionais. Graças aos guerreiros destemidos, os professores coordenadores que desbravam em meio ao sol ardente e poeira ofuscante nos ramais da áreas rurais.

Na escola Manuel Tiago continuamos nessa luta, pela educação. Na resistência. Enfrentar poeira e lama é preciso. Nessa experiência sentimos na pele os desafios que as crianças e adolescentes passam para poder ter acesso a educação.

Estamos fazendo o máximo ao nosso alcance. Os professores tem realizados atividades que são entregues ao alunos. A escola do campo foi a mais atingida devido não haver possibilidade de realizar atividades híbridas com a utilização da internet. A falta de conectividade nas áreas rurais impossibilita essa estratégia.

A escola do campo é uma experiência única. Tem os mesmos desafios que as demais escolas urbanas mais os desafios da realidade do campo. Essas escolas experimentam doses de dificuldades que podemos até considera-las em situação de vulnerabilidade educacional. Nossas escolas necessitam de uma atenção especial por partes das autoridades.

Para essa realidade, deve ser pensado projetos específicos de ambientes educacionais diferenciado. Tendo vista que nos espaços educacionais do campo a relação com tempo e espaço é bem diferente das escolas urbanas. Muitas comunidades do campo possuem somente uma escola para atender toda a comunidade. Na realidade da Tiago Lindoso tem alunos que habitam a 45km da escola, mesmo assim enfrenta de forma quase inacreditável o tempo e a distancia para aprender a ler e escrever.  Os regentes que determinam o tempo escolar são as estações. Inverno e verão, são eles que determinam o tempo. As longas distancias somadas com a situação das estradas também determinam como se organiza as ações escolares.

Muitas escolas do campo ficam refém dos agentes externos impossibilitando realizar alguns projetos importantes para o desenvolvimento integral da escolarização.

Por esses motivos que deve-se pensar juntamente com a comunidade modelos que ajudem a melhor experiência no desenvolvimento da escolarização.

Alunos, educadores e gestores sonham que um dia haverá projetos educacionais que compreenda a realidade das crianças camponesas e que de fato olhem para as crianças do campo e reconheçam que também são cidadãos e merecem qualidade.

GALERIA

Inscrever-se