História da Fundação

A escola do campo Manuel Tiago Lindoso é uma instituição que faz parte do sistema publico de ensino da esfera estadual, situada na Estrada da Transacreana AC 90 km 07, Ramal do Riozinho do Rola km 16, Ramal da União km 07, Rio Branco, Acre. O nome se deu em homenagem a professor Manuel Tiago Lindoso do Ramal do Caipora na Fazenda Saudade, onde hoje é conhecido por Projeto de Assentamento Moreno Maia.  Em 02 do mês de junho do ano de 1988 foi a data que deu início as atividades, através de educadores do Ramal do Caipora, finalizando as atividades naquela região a escola fecha em meados dos anos 1998. No mesmo tempo havia a necessidade de abrir uma escola na comunidade da União onde a educadora Maria de Lurdes Gomes dos Santos iniciou a luta por abertura de uma escola na comunidade, assim foi usado o nome da escola Manuel Tiago Lindoso do Caipora para facilitar os processos burocráticos de abertura de unidade escolar. Iniciou com alicerces de taquara e cobertura de lona onde foi apelidada pela comunidade de “Manuel Tiago da Lona”.  As turmas eram multisseriadas e o educador assumia a função de professor responsável. Aquele que cuida de todas as demandas administrativas e pedagógicas da instituição. A partir do ano de 2008 foi eleito como o primeiro diretor da instituição, o educador Osmar Rodrigues da Silva, sua gestão finaliza em 2011. A partir de 2011 assume a educadora Marifran Peres de Lima onde assume dois quadriênios 2012-2016 e 2017-2020.

Atualmente a escola está sob responsabilidade do Agente de Apoio Administrativo Milton Braga Teles, que traz um marco do primeiro funcionário de apoio assumindo a gestão da escola. Assumindo o quadriênio 2020/2024.

Concepção de Educação

Concepção de Cultura

Gestor Atual

Milton Braga Teles

Apoio Administrativo - Quadriênio 2020-2024.

Gestores
Anteriores

Educadores do Caipora

Fundador - Caipora - Fazenda Saudade
Professora Responsável - 1988 a 1995

Maria de Lurdes Gomes dos Santos

Fundadora
Professora Responsável - 1998 a 2001.

Antônio Eugenio Dos Santos Oliveira

Professor Responsável - 2002

Maria de Lurdes Gomes dos Santos

Professora Responsável - 2003 a 2007.

Osmar Rodrigues da Silva

Diretor Escolar - Quadriênio 2008-2011.

Marifran Peres de Lima

Diretora Escolar - Quadriênio 2012-2016 e Quadriênio 2017-2020.